Seguidores

domingo, 5 de maio de 2013

DOMINGO NA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE BOTUCATU - UM PASSEIO AO PASSADO


Para os amantes da ferrovia, esta manhã de domingo foi um deleite na antiga Estação Ferroviária. Exposição de fotos dos grandes momentos daquela que foi a principal responsável pelo crescimento e desenvolvimento de várias cidades, inclusive de Botucatu: A Estrada de Ferro Sorocabana.
Foi bonito de ver e ouvir pessoas que viveram aquela Bela Época, revivendo o local onde trabalharam e contando suas histórias umas para as outras cercadas das mais novas gerações que procuravam os melhores ângulos para tirarem suas fotografias, que liam um pouco da História descrita nas fotos antigas expostas nos Banners; que imaginavam como seria vida naquela época; que admiravam a tudo e a todos ali presentes e, num coro de pensamentos, torciam para que o Poder Público 
resgate o mais breve possível aquele lugar; 
                                                   
não para as chegadas e partidas dos trens; para os embarques e desembarques dos passageiros, mas para o desfrute cultural dessas novas gerações com passeios curtos como atividades turísticas.
                                                                                                                                                                                                                                 


 O prédio maltratado pelo tempo e pelos vândalos, fruto do abandono, poderá voltar a brilhar desde o teto (à esquerda) e do piso (à direita) onde está ainda grafado o logo EFS - Estrada de Ferro Sorocabana -  até as parede e seus detalhes arquitetônicos como se pode ver na estrutura do teto (à esquerda) e no ambiente do Bar da Estação, abaixo.




O Bar da Estação, lugar de tantos encontros e confidências...

                                                                                                          ... hoje está quase intacto na sua imagem de outrora.

Além de toda essa beleza, a população visitante também foi agraciada pelas boas músicas apresentadas pela Orquestra Municipal que deu um show com seus integrantes de todas as idades.

Mais ao lado, a caminho da futura escola para a juventude,
uma exposição de carros antigos para completar a alegria principalmente de quem nunca entrou num veículo daqueles e o deleite para aqueles que puderam passear, dirigir ou foram seus proprietários.


NESTA MANHÃ DE DOMINGO TODOS GANHARAM:
Ganharam os antigos trabalhadores. Ganharam as novas gerações. Ganhou a população. Ganhou o Patrimônio Histórico. Ganhou a História. GANHOU A CIDADE DE BOTUCATU. 
Parabéns a todos!!!

O BOTUKA espera, como a população espera, que este projeto não fique apenas neste domingo, mas que se transforme numa realidade cotidiana para todos. 

3 comentários:

  1. Lindo caro Duka. Começe a registrar os lugares daí e os exponha no blog. Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será feito, meu caro amigo Henrique. Como tu, no teu glorioso Mafuá!
      Um baitabraço aqui do Botuka.

      Excluir
  2. duka tá mais bonita a estação daí do que a nossa. bacana pra caramba o blog ! beijos da ana bia

    ResponderExcluir

DEIXE O SEU COMENTÁRIO