Seguidores

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Câmara de Vereadores aprova um novo Golpe no Bolso dos Cidadãos

VEREADORES DE BOTUCATU APROVAM MAIS UMA FARRA COM O DINHEIRO PÚBLICO
Na Sessão Extraordinária do dia 20 de maio, convocada pelo Presidente, Vereador EDNEI LÁZARO DA COSTA CARREIRA foi aprovado o seguinte Projeto:

3) Projeto de Lei nº 26/2013 - de iniciativa do Prefeito Municipal - que  autoriza o Município de Botucatu a contratar com a Agência de Fomento do Estado de São Paulo, operações de crédito até o montante de R$ 4.359.398,27 (quatro milhões trezentos e cinquenta e nove mil e trezentos e noventa e oito reais e vinte e sete centavos), destinados à  construção de uma ciclovia.
            
  •            Discussão e votação únicas
  •            Quorum: maioria absoluta
  •            Pedido de Vista solicitado pela Vereadora Rose Ielo

Como se vê, o Projeto teve o pedido de vista feito somente pela Vereadora ROSE IELO (PT) com o voto dos outros dois vereadores CARLOS TRIGO e LELO PAGANI, ambos do Partido dos Trabalhadores. Mas, os outros 8 vereadores votaram a favor do Projeto, aprovando assim, mais essa possibilidade de se fazer uma verdadeira farra com o dinheiro público, pois a exemplo de outras obras em construções inacabadas na cidade, esta poderá ser mais uma.


Essa grana toda é para gastar, acredite, em uma CICLOVIA de 8 km que deverá ser construída ao lado da Avenida Dante Delmanto e da Rodovia Antonio Butignolli, que ligam a cidade ao Distrito de Rubião Junior.
    Foto: Blog Cicloviabotu                   Foto: Blog Cicloviabotu                       Foto: Blog Cicloviabotu
Pessoas enfrentam perigo em acostamento de rodovia que liga Dante Delmanto ao campus de Rubião Junior - foto: blog Cicloviabotu    Bicilcetada pela ciclovia - foto: blog Cicloviabotu       
Segundo o site noticias.botucatu.com.br http://noticias.botucatu.com.br/index.php/futura-ciclovia-de-botucatu-custara-mais-de-meio-milhao-por-quilometro/ "O valor do empréstimo dividido pela quilometragem da futura ciclovia (8 km) resulta num total de R$ 544.924 por quilômetro, sem considerar os juros de 6% ao ano - sendo o financiamento de 6 anos para pagar. Em Curitiba, cidade referência em transporte urbano e cicloviário, o custo por quilômetro varia entre 150 e 200 mil reais, dependendo da largura da ciclovia a ser construída (1,5m ou 2m)."

A reivindicação dos estudantes e da população que por ali circulam é mais do que justa e merece a devida atenção do poder público. Porém, não devemos permitir que, à toque de caixa, se aprove uma enorme quantidade de recursos através de um elevado empréstimo, com juros de 6% ao ano, sem os necessários esclarecimentos e a devida discussão de como, quando e onde se gastará o sagrado dinheiro público. E essa foi e é a preocupação da vereadora Rose Ielo, como podemos constatar no site da Câmara de Botucatu.
vereadora afirma que há necessidade de esclarecimentos sobre a realização de tais empréstimos. “Solicito Pedido de Vista de Processo constante da pauta da Ordem do Dia da Sessão Extraordinária de 13/05/2013 dos Projetos de Lei n° 24, 25, 26 de 2013, que autoriza o Município de Botucatu a contratar com a Agência de Fomento do Estado de São Paulo, Operações de Crédito com Outorga de Garantia e o Pedido de Vista decorreu da necessidade de obter maiores esclarecimentos quanto ao mérito dos gastos e documentos necessários não contidos nos processos referentes aos pedidos de autorização dos Projetos de Lei. Foi encaminhado à Prefeitura de Botucatu o relatório do Pedido de Vista em questão, e que devido a não manifestação do executivo, foi mantido na Ordem do Dia da Sessão Extraordinária do dia 20 de maio a votação, sendo aprovados os Projetos de Lei. Há necessidade de que, mesmo aprovados os Projetos de Lei, torna-se importantíssimo esclarecer a esta Casa de leis quanto a diversas dúvidas existentes, por isso, peço informações. Para melhor esclarecer a população sobre o assunto e a fim de exercer o papel fiscalizador de vereadora”, informa Rose Ielo.


Parece que construir a Ciclovia não é a preocupação dos oito vereadores de Botucatu que aprovaram o Projeto e sim a de ter esse dinheiro em caixa, em mãos. E depois que isso acontecer, a história pode se repetir como nas outras tantas obras paradas necessitando de Aditamentos para continuar (ou seja: mais dinheiro) ou Projetos e Contratos interrompidos, sacramentando a "queima" ou o sumiço do dinheiro público.

O BOTUKA reforça ao que o "Noticias.Botucatu" publicou, e quer saber: se em Curitiba "custo por quilômetro varia entre 150 e 200 mil reais, dependendo da largura da ciclovia a ser construída (1,5m ou 2m)", o Prefeito João Cury Neto (PSDB) e os oito vereadores que aprovaram o Projeto precisam explicar para a população porque Botucatu gastará o triplo daqueles valores?

Tenham a palavra senhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE O SEU COMENTÁRIO