Seguidores

domingo, 9 de fevereiro de 2014

OS CRIMINOSOS DA ARTE E DA CULTURA DE BOTUCATU ESTÃO RINDO À TOA!

Reproduzo aqui Texto publicado no Facebook e seus comentários.
A MORTE DO Teatro Amador da Escola Normal “Dr. Cardoso de Almeida” – TAENCA
A Assembleia do TAENCA foi realizada da forma mais IMORAL que se possa imaginar!
Primeiro, não queriam deixar a gente assistir aquilo que, segundo a Constituição Federal, é público.
Segundo que, ao insistirmos em garantir o nosso direito constitucional, o Advogado Samir, ameaçou chamara a Polícia (prática daqueles que não têm competência para debater ideias democráticas com transparência), mas a ameaça não nos amedrontou e conseguimos permanecer, para assistirmos, até o fim aquilo que chamamos de “verdadeiro CRIME contra a Cultura”, não só de Botucatu, mas de todos os seres humanos que apreciam a arte ou trabalham com a arte.

Numa Assembleia aonde apenas dezoito pessoas teriam direito a voto. (18 é a quantidade de sócios do Taenca, ressaltando que desses dezoito, 15 são sócios novos, angariados pelo advogado Sr. Samir e ou pela diretoria constituída por ele, EXCLUSIVAMENTE com a missão de extinguir esta entidade que tem mais de 50 anos. Para isso alteraram de maneira espúria o Estatuto do Taenca, alteração esta que deixa inveja aos militares da época da ditadura!

Num esforço democrático várias pessoas, sócias e não sócias sugeriram que antes de decidir pela extinção do TAENCA, fosse aberto um amplo debate com a sociedade civil, as organizações sociais, os conselhos municipais, a classe política em que a Câmara de Vereadores convocaria uma Audiência Pública e lá fosse debatida a questão de forma democrática com a presença, inclusive do Prefeito e do Secretário de Cultura, e, que, após esgotadas as discussões, e achado de conforme extinguir o TAENCA, que assim fosse; senão, discutir-se-ia formas alternativas de reativar as atividades do TAENCA com parcerias com a Prefeitura, os governos estadual e federal, o Terceiro Setor e a Iniciativa Privada, enfim, era uma proposta viável e sã. Porém, a empáfia e a falta de sensibilidade do sr. Samir, do sr. Presidente e dos demais membros da mesa, fizeram com que NÃO ACATASSEM A PROPOSTA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA. 
Ficam as dúvidas: Por quê? Medo de discutir? Medo do povo? Medo de perder a proposta de extinção? Por que é que querem a extinção? E por que a Prefeitura quereria? Quais interesses estão por trás dessa vontade louca e atabalhoada de extinguir o TAENCA?

A nós, e a mim em especial, restam duas coisas: a primeira eu digo que ninguém, mas ninguém que estava ali naquela Assembleia É INGÊNUO, assim como ninguém que estava ali naquela Assembleia é A-POLÍTICO, como quiseram transparecer, no intuito de desqualificar quem os afrontasse. Se foram para lá é porque são muito espertos e políticos SIM! - E se considerarmos a forma como conduziram a Assembleia - Das piores espécies! E, para completar esse raciocínio, a segunda coisa: Caetano Veloso nos diz que é "A força da grana que ergue e destrói coisas belas." 

Foi um verdadeiro show de pirotecnia orquestrado pelo sr. Samir com a anuência do Presidente Sr. Pedro e dos demais que agiram como verdadeiros fantoches e marionetes, pois não se sensibilizaram sequer aos dois relatos lidos pelo Prof. José Paes de Almeida Nogueira Pinto, que emocionaram aos que têm coração de humanos que respeitam o Patrimônio Cultural, a Herança Cultural, a História, a Memória e o nome daqueles que, em vida, doaram seu tempo, sem medir esforços para que o TAENCA vivesse e acontecesse.
Ao contrário, sem argumentos convincentes e apenas pelo legalismo (que eles criaram no estatuto) estavam mais do que fechados com a proposta da extinção do TAENCA. E assim o fizeram. Como um trator, como uma máquina que não têm sentimentos, nem cérebro.

Neste momento, enquanto nós, que defendíamos (e continuaremos defendendo) o TAENCA estamos chorando, não dor de termos perdido na votação (11 a 6, ou 12 a 6), mas a forma apriorística e suspeitosa que foram encaminhadas as discussões e todo o processo até à votação. Portanto, neste momento, eles, os superpoderosos ESTÃO RINDO À TOA! 12 homens e mulheres (que na verdade foram nove ou dez, porque dois votaram duas vezes, com as respectivas procurações dos dois faltosos). Dez ou doze pessoas estufaram o peito, se encheram de poder e decidiram acabar com a História de mais de 50 anos do TAENCA, assim maquiavelicamente!

Eu peço desculpas a todos aqueles amigos e amigas da cultura que estiveram presentes, pela minha radical postura na Assembleia. É que diante um crime tão brutal, tão bárbaro como o que estava já programado para acontecer, não dava para ser indiferente. Assim como não dá para ser tolerante com criminosos da cultura ou da educação. 

Se palavras doces não sensibilizam corações feitos de concretos ou de cifrões. 
Se diálogo, respeito, democracia e transparência não têm registro no seu dicionário de certas legiões.
Então porque haveremos de adoçar nossas palavras, e não soltar o nosso fel para amargar o verbo, que radicaliza, desafia, escancara e faz provocações?
É O FIM DA HISTÓRIA DO TAENCA E DO CINE NELLI? NÃO, MIL VEZES NÃO!
PERDEMOS UMA BATALHA, MAS NÃO PERDEMOS A GUERRA.
A LUTA CONTINUA!


‪#‎duilioduka‬.
Curtir ·  ·  · há 20 horas · Editado ·
VEJAM MAIS O QUE ESTÁ ROLANDO NO FACE:Curtir ·  · há 21 horas
  • Isaura Accioli eu não fui, tava na cara que tudo era um arranjo obscuro, das trevas!
  • Isaura Accioli é uma pena que, pessoas bem intencionadas não perceberam o jogo de marionetes, para mim está claro;eles, "os que mandam na cidade" não queriam se indispor com o "antigo dono do Taenca", então enganaram as pessoas para participarem da farsa do resgate do Taenca e, estando tudo concluido, o edificio passa para a prefeitura,sem que esta tenha nenhum compromisso com Taenca,teatro ou coisa que o valha.Entenderam?
  • Isaura Accioli É esperar pra ver no que vai dar isso, essa manobrinha de quinta.
  • Duilio Duka Perfeito, Isaura Accioli. Mas à medida em que for descobrindo coisas, darei nome aos bois aqui e no Blog.
    há 10 horas · Curtir · 1
  • Flavio Da Silva Pergunto: porque será essa assembleia foi na OAB? a mesma OAB, que tenta tomar o prédio do Centro Cultural para si, estranho? interessante se a prefeitura será a beneficiada, como isso não apareceu na imprensa, tudo sendo feito por trás dos bastidores? a reversão do assunto se faz necessária e os vereadores poderão fazer parte disso, a transparência não pode perder para a obscuridade.
  • Isaura Accioli eu espero que a prefeitura tenha o bom senso de recuperar o palco do antigo teatro e abrir para o teatro popular, para os atores locais, é importante a atividade teatral, é muito educativa;mas, vai saber o que se passa na cabecinha dos mandatários de plantão?
  • Isaura Accioli bingo, Flavio Da Silva, processo todo muito obscuro, um patrimonio cultural e público, sendo discutido e com resoluções, sem dar conhecimento ao povo, à imprensa, à ninguém, tudo sendo tratado como se particular fosse.O que o secretário de cultura acha disso?ele colocou um comentário no face como se fosse um parceiro e não uma autoridade pública, falando de blá,blá,blá.....E os vereadores, onde estão?
  • Duilio Duka Queridos Flavio Da Silva e Isaura Accioli, eu estou pesquisando umas saídas para esse impasse, por que minha indignação não me deixa sossegado. Foi um crime o que fizeram e esses criminosos da arte e da cultura têm de pagar! Isaura reproduz aqui o discurso/comentário desse tal Secretário. Flávio, você que conhece bastante gente, vê se descola uma cópia do novo estatuto do TAENCA pra mim.
    há 10 horas · Curtir · 2
  • Duilio Duka P.S. Estou falando coisas que poderia dizer IN Box, mas, como não tenho nada a esconder, digo publicamente.
  • Isaura Accioli Duilio Duka, voce vai no face do Paes de Almeida Nogueira Pinto e lá está o comentário do Osni Ribeiro, quando eu compartilho não vem os comentários,acho que não posso fazer esta cópia.
  • Duilio Duka GENTE, VEJA O QUE O SECRETÁRIO DA CULTURA DE BOTUCATU DISSE EM COMENTÁRIO NO FACE. DEPOIS, VOCÊS REFLITAM - DÁ PARA ACREDITAR NESSE GOVERNO? LEVAR A SÉRIO PESSOAS ASSIM? VEJAM O QUE ELE DISSE: .................. Osni Ribeiro No meu ponto de vista, o TAENCA não deixa de ser patrimônio cultural de nossa cidade. Entidade que empreendeu e difundiu a arte e a cultura por muitos anos. Todos os seus fundadores, sucessores e defensores tem um valor inestimável para a memória cultural de Botucatu. Acredito que espírito do TAENCA vive em diversos outros corpos artísticos que constroem hoje a nossa “cultura contemporânea”. No Chafariz, no Notívagos Burlescos, no Movimento Teatral, no Mirante das Artes, no Anônimos da Arte, entre outros grupos, oficialmente constituídos ou não. Está nas ações e ideais da Regina Blanco, da Solange Rivas, do Robert Coelho, do Aléssio Di Pascucci, da Flávia Fazzio, do Júlio de Carvalho, do Mathias Murback, da Fabiana Godoy, da Sandra Mezzena, do Gustavo Faria e muitos outros que me fogem ou até que desconheço. Acho louvável qualquer iniciativa associativa em prol da Cultura e da Arte e procuramos sempre, tanto no papel de gestor público, quanto no de artista ou cidadão, incentivar e fortalecer essas ações. Na realidade o TAENCA, como na memória de alguns, já não existe há muito tempo, e isso não desmerece a sua importância e não ofusca o seu protagonismo. Que o apagar das luzes para o TAENCA, não seja encarado como uma derrota e sim como o encerramento nobre de um ciclo. Digo nobre porque vivenciando o dia a dia da cultura, desde as primeiras conferências convocadas pelo então secretário Wilson Nakamoto, pudemos assistir a muitas tentativas de criação, a efetiva criação e a extinção de diversas entidades culturais, pudemos lutar e conseguir salvar algumas, e lamentar o encerramento de atividades de outras. Conhecemos as dificuldades da manutenção de uma instituição sem fins lucrativos e de finalidade cultural. Aproveito esse momento para conclamar a todos os cidadãos que se tocaram com a situação do TAENCA, a utilizar a sua força e o seu desejo de colaborar para com a cultura e a arte em nossa cidade, buscando a aproximação e colaborando efetivamente para o fortalecimento das entidades artísticas e culturais que hoje escrevem novas páginas da história da cultura local. São muitas e precisam sempre e muito de empenho e experiência, sangue novo e maturidade, razão e emoção.
    há 20 horas
    há 9 horas · Curtir · 1
  • Isaura Accioli Eu achei o comentário patético!
  • Duilio Duka Patético, porém, digno de quem ocupa a Pasta da Cultura num governo como este de Botucatu! Que não está nem aí com a Cultura, a Educação e o Patrimônio Público! São OBRAS, OBRAS paradas RESTAURAÇÕES E RESTAURAÇÕES prometidas, REFORMAS E REFORMAS inacabadas, LICITAÇÕES E LICITAÇÕES duvidosas, DINHEIRO E DINHEIRO PÚBLICO gasto... COM TUDO ISSO!
    há 9 horas · Curtir · 2
  • Isaura Accioli Duilio Duka, eu acho que agora que o problema veio a público, este modo operandis muitissimo estranho, como se a prefeitura nada tivesse a ver (pergunta:o secretário Osni estava presente?) a Câmara, a prefeitura e acho que até o MP tem que aparecer para explicar a população o que houve!
  • Isaura Accioli Primeiro tinha um "dono" obscuro, imexível,depois aparece um advogado e pessoas da cidade que põe o cara pra fora, depois o advogado e alguns decidem tudo,tá na cara que esse é uma situação totalmente irregular.
  • Duilio Duka O secretário Osni NÃO ESTAVA PRESENTE. A Câmara NÃO ESTAVA PRESENTE quem estava presente foram dois Vereadores: Rose Ielo e Lelo Pagani, além do ex-Prefeito Mário Ielo.
    há 9 horas · Curtir · 2
  • Isaura Accioli pois é, e o que eles disseram?
  • Duilio Duka O advogado foi contratado para resgatar o TAENCA das mãos do antigo "dono" e regularizá-lo. Foi constatado desvio de verbas do Taenca pelo antigo "dono". Este, tem de responder judicialmente. Porém o TAENCA é maior que esse sujeito. O problema é que o advogado que fora contratado para resgatare regularizar o TAENCA, (ganhou muito bem para isso), traiu quem o contratou e mudou os objetivos iniciais propostos e introduziu a questão da DISSOLUÇÃO DO TAENCA e a consequente ENTRREGA DO SEU PATRIMÔNIO À PREFEITURA. A pergunta é: Quais interesses estão por trás dessa vontade louca e atabalhoada de extinguir o TAENCA e ENTREGAR O SEU PATRIMÔNIO PARA A PREFEITURA?
    há 9 horas · Curtir · 1
  • Duilio Duka Defenderam com unhas e dentes como nós outros, mas... os interesses espúrios foram mais fortes...
  • Flavio Da Silva O jogo tinha começado nos bastidores, o advogado contratado para "X", fez "Y", más com certeza à pedidos, geralmente "essas coisas" veem à tona, principalmente porque boiam e daí aparecerão os que são os donos da bolada!.
  • Duilio Duka Pois, é Flavio Da Silva, Cargo de Confiança não é para qualquer um... Ser Presidente da OAB, de Botucatu é um status e tanto! Do estado de SP... e, da OAB-Brasil, então? Quando o rato vê o queijo ele não pensa na ratoeira.
    há 9 horas · Curtir · 1
  • Isaura Accioli Olha, gente, eu sou filha de advogado,irma de juiz,mãe de advogada, tia de procurador,vivi cercada do discurso do direito e por isso,tb,entendo um pouco das coisas da lei.Eu penso que a primeira coisa a fazer é ir ao MP e contestar esta associação que refundou o TAENCA, algo que não existia mais é bom saber,como foi feito isso,e contestar a decisão deles;pra mim eles não tinham,não tem nenhuma autoridade pra fazer isto.Este é o ponto.Agora é preciso que os políticos achem que vale a pena essa briga.
  • Isaura Accioli A prefeitura e a Câmara tem que se manifestar porque trata-se de um prédio público.Será que a OAB está interessada em usar o espaço?Quem está por trás disso?Achei muito estranho e patético o comentário do secretário de cultura.
  • Isaura Accioli Se a OAB vai ocupar o espaço, então não muda nada porque eles também fazem um teatro....desculpa e brincadeira kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
  • Isaura Accioli No Noticias Botucatu tem a manifestação do advogado sobre o assunto,ele deixa claro sua intenção e o apoio que tem do prefeito.acabei de achar.está tudo lá.
  • Isaura Accioli Associados disputam manutenção de entidade ou disponibilização do prédio e patrimônio à Prefeiturahttp://goo.gl/jfYOea
  • Wagner Ferreira O Terreno para construção do Teatro Nelli foi uma doação da Prefeitura, a maior ajuda na construção foi da Prefeitura ,, agora qual problema o prédio ser da Prefeitura e nele ser mais um Teatro para nossa cidade e mais uma boa opção de lazer! Fico pensando o porque todos esses anos ninguém se preocupou em "ativar" o Taenca e usar sua estrutura! o que tem que feito agora é cobrar do poder publico para que no predio do Nelli seja um excelente Teatro e com foco na produção cultural local! Não quero aqui menosprezar o que ja foi feito, porém essa é uma ótima decisão, desde que seja para ser um Teatro com uma programação exclusivamente cultural!
  • Duilio Duka Desculpa Wagner Ferreira, mas você, creio que você está por fora da História do TAENCA. E, pelo jeito, reproduz o mesmo pensamento do Secretário Osni, que, tudo o que é "velho" não tem mais espaço. Tem o que é "contemporâneo". Desculpa, pensamentos nesse nível, me dá asco.
  • Isaura Accioli Wagner Ferreira, voce está muito mal informado;eu fui, várias vezes, por solicitação de grupos de teatro, à prefeitura,à procuradoria do município,tentar resolver a questão do Taenca e muitos outros tentaram e NUNCA conseguimos nenhum apoio para resolver essa situação vergonhosa.E não se sabe o que vai ser feito porque foi tudo feito as escuras,nas trevas.
  • Isaura Accioli a maior ajuda na construção foi da comunidade botucatuense da época.
  • Duilio Duka Pois é, minha amiga Isaura Accioli, o advogado traidor manifesta aquilo que é conveniente para ele. Por que ele não manifestou o quanto recebeu para trair a confiança que lhe foi imputada pelos que NÃO queriam a Dissolução/Extinção?
    há 2 horas · Curtir · 1
  • Isaura Accioli pois é!e eu me pergunto se essa é uma conduta prevista no codigo de ética do direito.Mas as pessoas que foram traídas é que tem que se mexer, afinal também ficaram quietas e só se manifestaram quando a coisa já estava perdida.
  • Isaura Accioli parece que as pessoas não sabem trabalhar em grupos, é tudo muito personalista e aí dá essa caca.
  • Duilio Duka Concordo plenamente, Isaura Accioli. No final, acaba sobrando para poucos colocarem a cara a tapa. Eu e minha esposa, estamos comprando essa briga, porque achamos INJUSTO, ILEGAL E IMORAL o que fizeram.
    há 2 horas · Curtir · 1
  • Duilio Duka Ah! Se eu tivesse um carro de som! Iria fazer tanto barulho na frente da casa, escritório, prédio... desses criminosos da cultura, da arte, da educação, da saúde, do patrimônio público, enfim...
    há 2 horas · Curtir · 1
  • Isaura Accioli Acabei de colocar uma nova noticia no post abaixo,não consegui colocar aqui;era isso, eles querem trocar o espaço do Nelli pelo do Centro Cultural que a OAB quer há anos e não consegue:uma entidade privada, que já ocupa um andar e agora quer o prédio inteiro, pode?Pode,aqui pode, porque eles mandam na cidade ou, pelo menos, fazem de tudo pra isso.
  • Isaura Accioli diga-se a verdade, que o Centro Cultural foi quem deixou a OAB se instalar lá!





  • Duilio Duka


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE O SEU COMENTÁRIO